Conecte-se conosco

Esportes

Flamengo busca nova arrancada no Brasileiro e tenta repetir feitos de 2020 e 2009

Publicado

em


O Flamengo inicia hoje, contra o Coritiba, às 16h, uma missão que parece impossível. Tirar 15 pontos de diferença do Botafogo no segundo turno do Brasileiro. A motivação vem da conquista recente da vaga na final da Copa do Brasil, mas também de campanhas do passado.

A equipe rubro-negra conseguiu, em 2020 e 2009, arrancadas surpreendentes na segunda parte dos pontos corridos, que servem de inspiração para o cenário atual. A semana também serviu para aparar arestas após a briga entre o meia Gerson e o lateral Varela.

O episódio serviu para que o grupo se unisse entre si e entorno do técnico Jorge Sampaoli, apesar das dificuldades de relacionamento existentes. O pacto é fazer um segundo turno diferente do primeiro, quando o Flamengo oscilou bastante.

A resposta para isso é justamente um bom jogo fora de casa como o de hoje contra o Coritiba. Para ele, o treinador não deve lançar uma equipe alternativa. Poderá fazer mudanças pontuais, mas manterá força máxima dentro do que tem de melhor. Os desfalques são David Luiz, que ainda se recupera de lesão muscular, e Varela, que teve problema grave no joelho direito.

A volta de Pulgar no meio de semana deu boa consistência à equipe, e o chileno deve ser mantido. Allan e Thiago Maia brigam pela segunda vaga. Do meio para frente, o Flamengo também deve ter Gerson e Arrascaeta como meias de criação, com Everton Ribeiro como opção. E o ataque formado por Gabigol e Bruno Henrique. O camisa 10 vem de má fase e pode ser preterido para a entrada de Luiz Araújo.

As duas arrancadas

Quem não lembra da equipe de 2009 com Petkovic em grande fase e Adriano entre trancos e barrancos? No início do segundo turno, o Flamengo ainda tinha cara de rebaixado. Chegou a ocupar a 14ª posição na 23ª rodada. No entanto, uma chave virou na equipe, que começou a acumular vitórias.

O time rubro-negro perdeu apenas uma partida até o fim do campeonato e bateu concorrentes diretos, como Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG. Assim, assumiu a liderança com um triunfo sobre o Corinthians e dependia apenas de si na última rodada para se sagrar campeão, o que aconteceu diante do Grêmio, no Maracanã, com gol de Ronaldo Angelim.

Em 2020, o Flamengo foi eliminado das Copas e restava apenas a liga nacional. Mas a campanha no Brasileirão começou mal e São Paulo e Internacional dispararam. A vantagem chegou a ser de 11 pontos. Mesmo assim, o Flamengo nunca desistiu e, com arrancada sensacional e vitória sobre o Inter, atingiu a liderança na penúltima rodada.

Assim como em 2009, a jornada decisiva foi repleta de emoção. O Flamengo perdeu para o São Paulo, no Morumbi, mas contou com um tropeço do Internacional no Beira-Rio para se sagrar campeão. O Colorado, inclusive, teve um gol anulado de Edenílson nos acréscimos.

*Extra


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas