Conecte-se conosco

Geral

Saiba como se proteger do golpe do IPVA 2024 com sites falsos e falsos descontos

Publicado

em


Pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação anual de todo proprietário de veículo.

No entanto, este ano o imposto está sendo usado como isca para aplicar golpes.

Criminosos estão criando sites falsos e oferecendo ofertas de desconto para atrair vítimas desavisadas.

Como o Golpe do IPVA 2024 Funciona
Os golpistas estão utilizando websites falsos que imitam a linguagem gráfica dos sites oficiais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou da Secretaria de Fazenda do Estado.
Estes sites simulam o ambiente oficial e solicitam ao usuário a inserção de seus dados, promovendo o roubo de informações pessoais e bancárias.

Os criminosos também enviam links, boletos e QR codes falsos por email, mensagens de texto, WhatsApp e até mesmo por cartas.

Eles tentam convencer as vítimas a fornecer seus dados bancários, prometendo facilitar o pagamento do IPVA.

No entanto, vale lembrar que os Detrans e as Secretarias de Fazenda não entram em contato com os contribuintes dessa forma.

Como se Proteger do Golpe do IPVA 2023
Segundo Adalberto Da Pieve, CMO da Zapay, uma plataforma especializada em parcelamento de tributos, “Opte sempre por digitar, no próprio navegador da internet, o endereço do site que deseja acessar, e assim terá a certeza de que estará acessando o site oficial.”
É importante também verificar os dados bancários do destinatário do pagamento.

Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria de Fazenda exibe em seu site alertas para evitar golpes e informa que o CNPJ correto é o 46.377.222/0003-90 e a conta está no Banco do Brasil.

Detalhes do Golpe
Dentre as estratégias utilizadas pelos golpistas, uma que tem se destacado é a oferecer “cupons de desconto” para o pagamento do IPVA, este tipo de desconto não existe.
Embora seja verdade que o IPVA possa ser pago com desconto, os critérios para obter esses descontos são estabelecidos por cada estado.

Em muitos casos, os órgãos oficiais permitem o parcelamento do IPVA em até três ou quatro vezes, dependendo do estado.

Instituições financeiras credenciadas à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), como a Zapay, oferecem a possibilidade de pagar o IPVA em até 12 vezes no cartão de crédito.

Recomendações Finais
Diante destas informações, a recomendação é sempre desconfiar de ofertas muito vantajosas ou contatos não solicitados por parte de órgãos oficiais.
Nunca forneça seus dados pessoais ou bancários sem antes verificar a veracidade das informações.

*O antagonista


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas