Durante um trabalho de inteligência em Itaperuna, no Noroeste do estado do Rio, policiais penais apreenderam dois celulares, dois carregadores, cinco buchas de maconha e 32 papelotes de haxixe nas proximidades do presídio Norberto Ferreira de Moraes, no bairro Frigorífico.
Os agentes desconfiaram de uma movimentação no terreno do lado da unidade e durante buscas encontraram no chão, na área externa do presídio, uma garrafa plástica fixada a um fio náilon de pesca com o material.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/U/9/kDE2rNSLOGZulBtdzLhA/whatsapp-image-2024-02-29-at-10.30.00.jpeg)
Polícia Penal apreende drogas e celulares em terreno ao lado do presídio de Itaperuna — Foto: Polícia Pena
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) será aberta uma sindicância para apurar os fatos e o porte de drogas registrado na delegacia da cidade.
Um levantamento feito pelo g1 aponta que nos últimos seis meses, a Polícia Penal já registrou cerca de dez operações envolvendo apreensões de drogas ou celulares nos quatro presídios do Norte e Noroeste do Estado.
Destes, três ficam em Campos dos Goytacazes, sendo dois masculinos e um feminino.
Nesta semana, duas ações em dias diferentes já foram feitas por agentes da Seap na unidade penitenciária de Itaperuna.
Ainda em Itaperuna, em outra operação nesta terça-feira (27), os policiais penais identificaram um detento com uma bucha de maconha.
O preso é beneficiado com trabalho externo durante o dia e foi flagrado no momento em que retornava para unidade à noite e receberia a droga de um homem nas proximidades do presídio.
O homem foi abordado próximo ao local destinado aos visitantes com uma bucha de maconha. A Seap informou que será aberta uma sindicância para apurar o fato. O caso foi registrado na delegacia do município.
O subsecretário-geral da Polícia Penal, Igor Bicaco, destacou ao g1 que as ações nas unidades penitenciárias do estado do Rio serão cada vez mais intensificadas pra coibir a entrada de quaisquer materiais ilícitos nos presídios.
Mudança no nome do presídio
De acordo com o diretor da unidade penitenciária de Itaperuna, Fabrício Portugal, há quase 3 meses, logo que ele assumiu o cargo, por meio de um decreto do governador, Cláudio Castro, foi determinada a mudança de nome de presídio Diomedes Vinhosa Muniz para presídio Norberto Ferreira de Moraes.
A nova homenagem decretada em 1° de dezembro é ao policial penal que morreu em 2018 e já foi diretor da unidade.
Fonte: g1