Conecte-se conosco

Geral

VÍDEO: Governador decreta ponto facultativo nesta sexta (22) após previsão de fortes chuvas

Publicado

em


O governador Cláudio Castro (PL) decretou ponto facultativo em todo o estado do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (22/03), em função das fortes chuvas previstas para os próximos dias.

Em mensagem publicada em suas redes sociais, Castro afirmou que está em contato com as prefeituras das regiões cujos volumes de chuva podem ser maiores, para pedir que os municípios orientem as pessoas a ficarem em casa.

Vídeo abaixo

“Estou neste momento em reunião com o gabinete de crise no CICC para alinharmos nossas ações do plano de contingência, para reduzir os impactos dos temporais. Estou ligando para os prefeitos das regiões com previsão de alto índice de chuvas para que façam o mesmo”, afirma Castro.

Nesta quinta-feira (21), o Corpo de Bombeiros afirmou que dobrou o efetivo de militares nas áreas de maior preocupação, como a Baixada Fluminense e as regiões Sul, Serrana, Norte e Noroeste do estado. Nessas áreas, os comandantes estarão presentes 24h para organizar possíveis operações de resgate.

“Peço que as pessoas fiquem em casa e não se arrisquem em locais ao ar livre. O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e órgãos competentes, estarão trabalhando para proteger vidas com o dobro do efetivo nas ruas. Se protejam”, diz o governador.

Na capital, o prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) convocou uma coletiva de imprensa e afirmou que todos os órgãos estão em alerta para um grande volume de chuva entre sexta (22/03) e domingo (24/03).

“Evitem ir para a rua no final de semana. Se possível, façam programações em casa”, pediu o prefeito.

Na cidade do Rio, são 103 comunidades com 164 sirenes. A orientação da prefeitura é que ao menor sinal de alerta, todos procurem os pontos de apoio ou abrigos distantes de encostas.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) emitiu um aviso de chuvas fortes para todo estado, e alerta que a previsão é de que os temporais possam atingir o nível “muito forte” na sexta-feira (22).

A intensidade da chuva pode fazer com que os acumulados superem os 200 milímetros em 24 horas, volume que pode causar grandes transtornos à mobilidade, quedas de energia, enchentes e deslizamentos, informa o centro.

Para se ter uma ideia do que essa quantidade significa, é preciso comparar que cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área em uma localidade. Portanto, 200 milímetros em 24 horas são 200 litros de água de chuva caindo em cada quadrado de uma localidade no intervalo de apenas um dia.

Fonte: Manchete RJ


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas