Economia
Lula veta projeto que estabelecia idade máxima de 35 anos em concursos da Polícia Militar e Bombeiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente um projeto de lei que unificava, em âmbito nacional, o limite de idade para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros dos estados e do Distrito Federal. O PL 1.469/2020 previa a fixação das idades máximas de 35 anos para o ingresso de oficiais e praças e de 40 anos para a entrada de oficiais médicos, de saúde ou com outras especializações.
A proposta havia sido aprovada pelo Senado em dezembro do ano passado. Atualmente, o critério de idade varia conforme a legislação de cada estado, geralmente entre 25 e 35 anos.
Na mensagem de veto, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (dia 7), a justificativa presidencial foi a de que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestaram contrários à unificação etária. De acordo com o governo federal, o projeto foi rejeitado por ser considerado inconstitucional e por contrariar o interesse público.
Ainda de acordo com o veto, a uniformização da idade máxima afrontaria a autonomia dos entes da federação, além de violar o princípio da razoabilidade e de comprometer a capacidade de gestão dos efetivos estaduais.
Próxima etapa
O veto agora deverá será analisado pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado, podendo ser derrubado ou mantido. Para ser derrubado, é necessário o voto favorável da maioria absoluta das duas Casas.
Entenda
- O veto evita uma restrição automática que poderia reduzir o número de candidatos aos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
- Mantém mais pessoas aptas a disputar vagas, o que amplia o quadro de profissionais e ajuda a evitar déficit de efetivo.
- Dá liberdade para que cada estado defina seus próprios critérios, de acordo com a realidade local e a necessidade operacional.
- Na prática, isso pode significar mais policiais e bombeiros nas ruas, o que é do interesse da sociedade.
Fonte: Jornal Extra
-
Polícia7 dias atrásHomem morre após ser esfaqueado dentro de casa em Bom Jesus do Itabapoana
-
Polícia6 dias atrásTentativa de homicídio a tiros termina com três presos em Bom Jesus do Itabapoana
-
Geral2 dias atrásFamília procura por jovem desaparecido em Bom Jesus do Norte
-
Geral6 dias atrásAdolescente de Bom Jesus do Itabapoana morre afogada durante banho de rio
-
Acidentes2 dias atrásCarro capota, cai em rio e deixa casal ferido em Apiacá, no Sul do ES
-
Geral1 dia atrásMulher é internada no Hospital São Vicente de Paulo após intoxicação química durante limpeza doméstica
-
Polícia5 dias atrásPolícia Militar prende acusado de roubo a transeunte em Bom Jesus do Itabapoana
-
Polícia7 dias atrásJovem de 21 anos é assassinada com golpes de canivete durante réveillon no Centro de Natividade
