Geral
Rodrigo Bacellar deixa corrida pelo Governo do RJ e mira vaga no TCE-RJ
A eleição para o Governo do Rio de Janeiro em 2026 ficou ainda mais imprevisível. O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), avisou a aliados próximos que não será candidato ao Palácio Guanabara. O plano agora é disputar uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) — uma articulação que já começou a mexer com os bastidores do poder no estado.
A decisão surpreendeu nomes do meio político e mostra que Bacellar mudou sua estratégia: sai da linha de frente, aposta na estabilidade de um cargo vitalício no TCE e, ao mesmo tempo, reorganiza seu grupo. A principal movimentação será o lançamento do irmão, o vereador Marquinhos Bacellar, como candidato a deputado estadual.
Nos bastidores, Rodrigo também já começou a trabalhar para montar um time de aliados com foco na Câmara dos Deputados.
Com a saída de Bacellar do páreo, Eduardo Paes (PSD) segue como o nome mais forte para o Governo do Estado. O atual prefeito do Rio já está em campanha velada, articulando nacionalmente e construindo alianças dentro e fora da capital.
Enquanto isso, o campo da direita se fragmenta.
Cláudio Castro isolado e sem Bolsonaro
O governador Cláudio Castro (PL) até poderia ser o nome natural do grupo governista para 2026. Mas enfrenta um obstáculo grave: não tem mais o apoio de Jair Bolsonaro, que já declarou publicamente que não o apoiará para nenhum cargo majoritário.
Sem o respaldo bolsonarista, Castro fica enfraquecido — e, por enquanto, aposta numa possível candidatura ao Senado, embora isso ainda esteja em fase de costura.
Com Bacellar fora e Castro sem força, surgem outros nomes no radar?
Washington Reis (MDB) que diz ser pré candidato?
– Ex-prefeito de Caxias e atual EX secretário de Castro. Influente na Baixada, mas tem desgaste com parte do eleitorado e histórico judicial complexo e inelegível?
Rodrigo Bacellar deve concentrar suas forças agora na eleição de Antônio Rueda, atual presidente nacional do União Brasil, que se mudou para o Rio de Janeiro de olho numa vaga de deputado federal. Bacellar está pessoalmente envolvido na articulação dessa candidatura — o que explica sua movimentação estratégica para fora do Executivo.
Com todas essas mudanças, o cenário eleitoral fluminense segue indefinido — e mais uma vez, as peças estão sendo movimentadas longe dos holofotes. O jogo de 2026 está em aberto, e os próximos meses devem trazer ainda mais surpresas.
Com informações do Blog Flávia Pires*
-
Geral4 dias atrásPalhaço da Folia de Reis, morador de Bom Jesus do Norte, morre após apresentação em São José do Calçado
-
Acidentes2 dias atrásJovem de 28 anos de Bom Jesus do Itabapoana morre em acidente de moto em São João da Barra
-
Polícia2 dias atrásHomem é preso após atacar ex-companheira com faca em igreja em Bom Jesus do Itabapoana
-
Política6 dias atrásJustiça Eleitoral aplica multa em caso de fraude à cota de gênero em Bom Jesus do Itabapoana
-
Acidentes23 horas atrásMulher fratura o braço após queda de moto em Bom Jesus do Itabapoana
-
São José do Calçado3 dias atrásProcesso seletivo da Prefeitura de São José do Calçado é prorrogado novamente
-
Polícia4 dias atrásForagido da Justiça por homicídio é localizado e preso em São José do Calçado
-
Geral2 dias atrásMenino de 3 anos é intubado após se afogar em piscina em Bom Jesus do Itabapoana
