Cidades
Empresas afetadas pela chuvas em Apiacá, Bom Jesus do Norte e Mimoso recebem recursos emergenciais
Três meses após as enchentes na região Sul do Espírito Santo, 105 empresas que sofreram perdas receberam recursos emergenciais da linha Emergencial do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e estão se reerguendo. Atualmente, R$ 48 milhões foram liberados ou estão nas fases análise no banco. A maior parte da demanda é de Mimoso do Sul, município mais atingido: quase 110 propostas de financiamento, totalizando aproximadamente R$ 36 milhões.
Além de Mimoso, os recursos também foram destinados para empresas de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro e Vargem Alta. Com o crédito emergencial do Bandes, as empresas estão investindo em obras, na compra de insumos, matérias-primas e maquinário, assim como no pagamento das despesas até que o faturamento se estabilize novamente.
Apoio a diversos setores
Em momentos de crise, o capital de giro é uma ferramenta necessária para a manutenção das atividades em diversos setores. O crédito emergencial foi destinado para diferentes segmentos econômicos: até o momento, 89,1% do valor liberado foram para o Comércio, 12,2% para o setor de Serviços e 5,9% para a Indústria. No Comércio, entre os negócios atendidos estão mercados, farmácias, lojas de materiais de construção, móveis e de roupas. No setor de Serviços, laboratórios e serviços médicos, telecomunicação e tecnologia receberam apoio. Já na Indústria, empresas de produtos alimentícios, roupas e mármore receberam recursos.
Em Mimoso do Sul, município mais afetado, a lanchonete Texas Grill buscou financiamento. Devido à rotina semanal de renovação de mantimentos, a empresa não sofreu grandes perdas no estoque, mas o período em que precisou ficar fechada trouxe algumas preocupações. Com o crédito, o negócio do casal Lucas Pereira Lopes e Laís dos Santos Coelho quitou as contas e teve capital de giro para continuar funcionando. “No início, eu achava que demoraria bem mais para nos reerguermos. Espero que entre oito meses a um ano, a gente consiga normalizar as atividades”, acrescentou.
“O crédito foi fundamental. Agora, a gente consegue negociar com os fornecedores e, com calma, voltar. Não sentimos dificuldade no processo para conseguir o crédito com o Bandes, foram todos muito ágeis e profissionais. Em um momento tão complicado, ter um banco que incentiva a reconstrução e faz esse serviço é gratificante demais”, Lucas Pereira, proprietário da Texas Grill.
Outra que recebeu o financiamento, a Mega Magazine, loja que trabalha com Tecnologia da Informação e Eletrodomésticos em Apiacá desde 2017, já está vendo os resultados do financiamento liberado. Após as chuvas, as vendas da empresa aumentaram: as perdas de eletrodomésticos e o apoio do Governo levaram os cidadãos a buscarem novas máquinas de lavar, tanquinhos, televisões e armários. O crédito foi usado pela LN para adquirir novos produtos, visto que uma parte considerável do estoque foi perdida na enchente. Além disso, a empresa pretende investir na reforma da loja, atualizando o letreiro e ajustando os espaços prejudicados.
*Aqui Notícias
-
Bom Jesus do Itabapoana6 dias atrásBom Jesus do Itabapoana terá ponto facultativo para final Flamengo x PSG, decreta prefeito
-
Polícia5 dias atrásHomem é detido pela Guarda Municipal após agredir idoso no centro de Bom Jesus do Itabapoana
-
Acidentes6 horas atrásMotociclista morre após cair no Rio Itabapoana em Ponte do Itabapoana
-
Acidentes4 dias atrásAcidente entre carro e moto deixa motociclista ferido no centro de Bom Jesus do Itabapoana
-
Acidentes6 dias atrásVÍDEO: Acidente entre duas carretas é registrado na ES-297 entre Ponte do Itabapoana e Apiacá
-
Bom Jesus do Itabapoana6 dias atrásVento forte arranca telhado de igreja em Bom Jesus do Itabapoana
-
Acidentes6 dias atrásCarro bate em árvore na RJ-230, próximo à curva do Odilon, em Bom Jesus do Itabapoana
-
Acidentes1 dia atrásMulher morre em acidente entre carro e carreta na ES-297, em Ponte do Itabapoana
