Conecte-se conosco

Saúde

Dengue matou 12 pessoas no Brasil em três semanas

Publicado

em


Nas três primeiras semanas de 2024, foram confirmadas 12 mortes por dengue e mais de 120 mil casos prováveis. Alguns estados enfrentam surto da doença. Goiás e o Distrito Federal já decretaram estado de emergência e Minas Gerais declarou que também irá decretar a mesma situação.

O número de mortes pode ser ainda maior, uma vez que além das mortes já confirmadas pelo Ministério da Saúde, outras 85 ainda estão sendo investigadas. Nas primeiras três semanas do ano passado foram contabilizadas 26 mortes e 44 mil casos prováveis.

A preocupação nacional com o problema tem um motivo maior, já que foi confirmada a circulação de quatro sorotipos da dengue no país — entre eles, o sorotipo 3, que não circulava de forma epidêmica no Brasil havia mais de 15 anos.

O infectologista Marcelo Daher explica que o perigo desse novo sorotipo é a falta de imunidade da população, já que os vírus que circulavam no Brasil nos últimos anos eram sorotipos 1 e 2.

“O vírus vai encontrar um número maior de pessoas mais suscetíveis a doenças, sem imunidade — o que aumenta o risco de uma epidemia da doença”.
Um dos casos confirmados foi o da professora Loane Perdigão, moradora de Brasília. Ela conta que os primeiros sintomas que sentiu foram no começo de janeiro: febre alta e dores muito intensas no corpo. Quando o exame de sangue constatou a infecção e as plaquetas começaram a cair, ela precisou ser hospitalizada.

“É algo que eu nunca tinha sentido, uma dor insuportável no corpo todo, além do mal-estar.” Loane ainda faz um alerta. “Acredito que as pessoas têm que se cuidar, passar repelente, ter cuidado com o lixo, com o armazenamento da água. Se fizermos uma campanha boa, teremos uma redução dos casos de dengue”

Vacina

Segundo o Ministério da Saúde, a partir de fevereiro a vacinação contra a dengue será feita em 521 municípios que foram selecionados atendendo a três critérios:

municípios de grande porte — com mais de 100 mil habitantes;
com alta transmissão de dengue no período 2023-2024;
cidades com maior predominância do sorotipo DENV-2.
No total, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

O público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, já que essa é uma das faixas etárias que concentram maior número de hospitalizações por dengue. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

*Agência Brasil


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas