Justiça
STF forma maioria para manter nomeação de parentes em cargos políticos e afasta nepotismo
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (23) para manter o entendimento de que a nomeação de parentes para cargos políticos não configura nepotismo. Com placar de 6 a 1, os ministros decidiram que a Súmula Vinculante 13, que proíbe o nepotismo no serviço público, não se aplica a cargos de natureza política, como secretarias municipais e ministérios.
O julgamento, que deve ser retomado na próxima quarta-feira (29), trata de uma lei municipal de Tupã (SP), de 2013, que proibia a contratação de parentes de prefeitos, secretários e vereadores.
O relator, ministro Luiz Fux, defendeu que o chefe do Executivo precisa ter liberdade para escolher seus auxiliares diretos, desde que haja critérios técnicos e não ocorra nepotismo cruzado.
O voto de Fux foi acompanhado por outros seis ministros, consolidando a tendência do STF de manter a validade das nomeações políticas de parentes.
Fonte: Infomoney
-
Obituário4 dias atrásIdentificado homem que morreu após passar mal na Rodoviária de Itaperuna (RJ)
-
Justiça5 dias atrásAdvogado é condenado após ameaçar delegado durante investigação em Bom Jesus do Itabapoana
-
Polícia1 dia atrásMorador de Apiacá é preso após tentar atropelar policial em blitz em Ponte do Itabapoana
-
Acidentes6 dias atrásAcidente de trânsito mobiliza bombeiros e SAMU no Centro de Bom Jesus do Itabapoana
-
Bom Jesus do Itabapoana3 dias atrásPrefeitura de Bom Jesus do Itabapoana esclarece desobstrução de área na Nova Bom Jesus para projeto habitacional
-
Polícia5 dias atrásCaminhão é roubado, tem carga levada e pega fogo em rodovia de Apiacá (ES)
-
Bom Jesus do Itabapoana2 dias atrásFuncionário fica ferido após máquina de cartão pegar fogo em café de Bom Jesus do Itabapoana
-
Acidentes3 dias atrásAnimais soltos na RJ-230 causam acidente e deixam motorista ferido em Bom Jesus do Itabapoana
