Conecte-se conosco

Política

PL e PT terão as maiores fatias de fundo eleitoral recorde em 2024

Publicado

em


O Fundo Especial de Financiamento de Campanhas, conhecido como fundo eleitoral, será de 4,9 bilhões de reais nas eleições municipais de 2024 —um recorde histórico de dinheiro público neste tipo de eleição. O valor está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (02).

O valor é igual ao da eleição de 2022, que foi uma eleição nacional (presidente da República, deputados, senadores e governadores) e 145% superior ao da eleição municipal anterior, em 2020, quando chegou a 2 bilhões de reais. A maior parte dos recursos do fundo eleitoral é distribuída entre os partidos de acordo com o número de deputados na Câmara de acordo com a última eleição legislativa – portanto, o PL e a federação PT-PCdoB-PV terão a maior fatia, pois elegeram 99 e 80 deputados em 2022, respectivamente.

Esses também são os partidos com maiores aspirações eleitorais para 2024. O PT de Lula quer recuperar o terreno perdido em 2020, quando conquistou 183 prefeituras —um dos piores desempenhos de sua história. O PL, que terá o ex-presidente Jair Bolsonaro como principal líder eleitoral, tem a ousada meta de eleger mais de mil prefeitos. Em 2020, o partido conquistou 349 municípios.

Em 2022, União Brasil e PT lideraram os recursos do fundo eleitoral, com 758 milhões de reais e 500 milhões de reais, respectivamente. A divisão dos recursos para cada partido será anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral dentro de alguns meses —os partidos só recebem o dinheiro depois de definirem critérios para distribuição do fundo aos seus candidatos.

Pelo menos 2% do orçamento é distribuído igualmente entre todos os partidos, 35% entre grupos que têm pelo menos um deputado federal (seguindo a proporção de votos que cada partido recebeu em 2022), 48% entre grupos com representação na Câmara dos Deputados (de acordo com a proporção das respectivas bancadas), e 15% proporcional à representação dos partidos no Senado.

As maiores bancadas eleitas na Câmara

PL: 99
Federação PT-PCdoB-PV: 81
União Brasil: 59
PP: 47
PSD: 42
MDB: 42
Republicanos: 40


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas